sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Trabalhos em grupo e Seminários Pedagógicos sob o ponto de vista da Psicopedagogia

Funcionamento do Grupo I

Objetivos: Oferecer aos alunos estratégias de intervenção em atividades de grupo.

Quando se deseja estudar um grupo em funcionamento e compreender a sequência de eventos; as modalidades de interação e suas consequências fazem-se necessário identificar os componentes relevantes dos processos de grupo.

Visualizando-se o grupo como um campo de forças, em que umas concorrem para movimentos de progresso do grupo e outras para dificuldades ou retrocesso, algumas delas ressaltam no funcionamento grupal. São elas: objetivos, motivação, comunicação, processo decisório, relacionamento, liderança e inovação.

Objetivos

Há um objetivo comum a todos os membros do grupo?

Até que ponto este objetivo é suficientemente claro, compreendido e aceito por todos?

Até que ponto os objetivos individuais são compatíveis com o coletivo e entre si?

Motivação

Qual o nível de interesse e entusiasmo pelas atividades do grupo?

Quanta energia individual é canalizada para o grupo?

Quanto tempo é efetivamente devotado ao grupo (em termos de frequência, permanência, ausências, atrasos, saídas antecipadas)?

Qual o nível de envolvimento real nos problemas e preocupações do grupo?

Até que ponto há participação plena e dedicação espontânea no processo de grupo?

Comunicação

Quais as modalidades mais características de comunicação no grupo?

Todos falam livremente ou há bloqueio e receio de falar?

Há espontaneidade nas colocações ou cautela deliberada?

Qual o nível de distorção na recepção das mensagens?

Há troca de feedback, aberto e direto?

Processo decisório

Como são tomadas as decisões no grupo?

Com que frequência às decisões são unilaterais, por imposição de quem detém o poder?

É comum a decisão por votação, em que a maioria expressa sua vontade?

Quantas vezes o processo decisório é alcançado por consenso, permitindo que todos se posicionem, com respeito mútuo?

Qual a modalidade de tomada de decisão mais característica do grupo?

Relacionamento

As relações entre os membros são harmoniosas, propícias à cooperação?

As relações harmoniosas são apenas superficiais, de aparente cordialidade, ou permitem real integração de esforços e efetividade que levem à coesão do grupo?

As relações mostram-se conflitantes e indicam competição, clara ou velada, entre os membros?

Até que ponto essas relações conflitivas tendem ao agravamento, podendo conduzir o grupo à desintegração?

Construa estratégias de Intervenção Pedagógicas em defesa da vida. Sempre colocando em análise os efeitos de suas ações sobre as pessoas, o ambiente e as instituições.

ESAB - PSICOPEDAGOGIA  (by Nocilmar Vidal - estudando na noite de sexta)

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