Funcionamento do Grupo I
Objetivos: Oferecer aos alunos estratégias de intervenção em atividades de grupo.
Quando se deseja estudar um grupo em funcionamento e compreender a sequência de eventos; as modalidades de interação e suas consequências fazem-se necessário identificar os componentes relevantes dos processos de grupo.
Visualizando-se o grupo como um campo de forças, em que umas concorrem para movimentos de progresso do grupo e outras para dificuldades ou retrocesso, algumas delas ressaltam no funcionamento grupal. São elas: objetivos, motivação, comunicação, processo decisório, relacionamento, liderança e inovação.
Objetivos
Há um objetivo comum a todos os membros do grupo?
Até que ponto este objetivo é suficientemente claro, compreendido e aceito por todos?
Até que ponto os objetivos individuais são compatíveis com o coletivo e entre si?
Motivação
Qual o nível de interesse e entusiasmo pelas atividades do grupo?
Quanta energia individual é canalizada para o grupo?
Quanto tempo é efetivamente devotado ao grupo (em termos de frequência, permanência, ausências, atrasos, saídas antecipadas)?
Qual o nível de envolvimento real nos problemas e preocupações do grupo?
Até que ponto há participação plena e dedicação espontânea no processo de grupo?
Comunicação
Quais as modalidades mais características de comunicação no grupo?
Todos falam livremente ou há bloqueio e receio de falar?
Há espontaneidade nas colocações ou cautela deliberada?
Qual o nível de distorção na recepção das mensagens?
Há troca de feedback, aberto e direto?
Processo decisório
Como são tomadas as decisões no grupo?
Com que frequência às decisões são unilaterais, por imposição de quem detém o poder?
É comum a decisão por votação, em que a maioria expressa sua vontade?
Quantas vezes o processo decisório é alcançado por consenso, permitindo que todos se posicionem, com respeito mútuo?
Qual a modalidade de tomada de decisão mais característica do grupo?
Relacionamento
As relações entre os membros são harmoniosas, propícias à cooperação?
As relações harmoniosas são apenas superficiais, de aparente cordialidade, ou permitem real integração de esforços e efetividade que levem à coesão do grupo?
As relações mostram-se conflitantes e indicam competição, clara ou velada, entre os membros?
Até que ponto essas relações conflitivas tendem ao agravamento, podendo conduzir o grupo à desintegração?
Construa estratégias de Intervenção Pedagógicas em defesa da vida. Sempre colocando em análise os efeitos de suas ações sobre as pessoas, o ambiente e as instituições.
ESAB - PSICOPEDAGOGIA (by Nocilmar Vidal - estudando na noite de sexta)
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