sexta-feira, 25 de novembro de 2011

GEOMORFOLOGIA APLICADA A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS






          A gestão dos recursos minerais, levando-se em conta a avaliação geomorfológica , concentra-se em três eixos principais:  solos, minerais e cascalhos. Segundo Hart (1986), o recurso natural de maior importância é o solo (agricultura, alimentos). A geomorfologia atribui destaque ao solo pelo contato com a rochas e os processos iniciados pelo intemperismo.
          As classes de solos podem ser verificadas a partir de mapas geomorfologicos. Muitos recursos minerais relacionados com as feições do relevo, também podem ser  observados a partir destes mapas. Os exemplos são muitos: depósitos aluviais, como ouro e diamante, intemperizados  como cobre, limonita, manganês, bauxita, cobalto e caulim, e depósitos basais, como carvão e minério de ferro. Pela utilização na construção civil, a areia e o cascalho, são talvez os materiais mais importantes extraidos da superficie da terra.
            Devido ao impacto ambiental somado ao desrespeito à legislação, a  exploração da areia demonstra a importância da Geomorfologia na elaboração das EIAS-RIMAs, tanto quanto nos laudos periciais quando os impactos ocorrem.
             De acordo com Hart(1986) a Geomorfologia pode contribuir principalmente nas seguintes áreas:  identificação, mapeamento e avaliação econômica de depósitos de minerais(área de maior tradição), avaliação de impactos ambientais futuros, monitoramento da área explorada, avaliação do custo/benefício da atividade. Dentre uma série de atividades que transformam e podem degradar o relevo terrestre Goudie (1990) cita vários tipos de mineração: ferro, carvão, bauxita, cobre etc., e, até mesmo, a extração de água..
          Sanchez(2003) aponta, do ponto de vista histórico, os danos ambientais que a mineração tem causado no Brasil desde a sua descoberta: ouro, ferro, carvão, chumbo, estanho, bauxita, calcário e outros.
           As empreas mais avançadas em gestão, visam melhorar o empenho ambiental com os seguintes procedimentos: reuso da água, redução do consumo de emergia, monitoramento ambiental, disposição segura de rejeitos. Mais uma vez a Geomorfologia pode contribuir neste processo. De acordo com Suguio(2003) “a capacidade de prognosticar eventos é um dos aspectos meis relevantes daGeologia Sedimentar”.O surgimento de inúmeras contribuições em campos novos no país, como os da Geologia Marinha, Arqueologia e estudos ambientais criminalísticos, precisa da integração de todas as áreas de conhecimento científico”.

Resenha by Vidal

GUERRA,   A. J.T; MARÇAL,M.S. Geomorfologia Ambiental. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário